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Os passos cruciais para a resolução de problemas

Publicado Por: ADP LATAM on 1 agosto 2018 in Non classé

A capacidade de resolução de problemas é uma das competências mais requisitadas atualmente, segundo análise da Febracis, instituição voltada ao coaching.

Isso porque problemas vão sempre existir no ambiente empresarial, internos ou externos.

A diferença está na capacidade da equipe para resolvê-los.

A Febracis aponta como principais características de um bom solucionador de problemas:

  • Atenção aos detalhes;
  • Paciência para implementar uma solução;
  • Autocontrole;
  • Olhar analítico

Principais passos

Conheça os principais passos para ter sucesso nessa ação.

Entenda o problema

Os primeiros passos são aceitar que existe um problema e não gastar tempo buscando culpados.

É preciso, rapidamente, trabalhar para entender o que está acontecendo e conhecer, a fundo, a questão.

Algumas perguntas podem ajudar nesse processo:

  • Quando o problema começou?
  • Que áreas estão envolvidas?
  • Qual a gravidade?
  • Quais os reflexos do problema para a empresa?

Monte um plano de ação

Depois de ter um quadro completo do que está acontecendo, formule um plano de ação, anotando tudo o que deve ser feito.

O recomendado é dividir a ação por etapas.

Se mais pessoas tiverem de ser envolvidas, converse com todas para colher sugestões.

Obter pontos de vistas diferentes é muito importante. Colete dados e priorize os passos mais importantes.

Parta para a execução

Depois de avaliar bem a situação e elaborar um plano de ação, é hora de agir.

Confie em seu planejamento e tenha firmeza quando precisar tomar decisões difíceis.

Se tiver dúvidas no decorrer do processo, reveja as etapas e converse com a equipe para ter mais insights.

Além disso, para que a resolução de problemas seja eficaz, alguns métodos podem ajudar:

Contar com uma técnica ajuda a estruturar o raciocínio, ordenando etapas e garantindo que uma análise imparcial preceda a solução.

Um deles é o PDCA (Plan, Do, Check, Action), metodologia que preza pela cultura de melhoria contínua. Nele, o primeiro passo é planejar (plan), etapa de identificação do problema, estabelecimento de metas e plano de ação.

O segundo é fazer (do), momento em que o plano será executado, de acordo com o que foi acordado anteriormente.

Depois disso, vem a fase de checar (ckeck) os processos, com ferramentas, para verificar se tudo está como o planejamento.

Por fim, está o agir (action), momento para observar as falhas nos processos e se os objetivos foram atingidos.

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