Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Mês da Conscientização em Segurança da Informação

Publicado Por: ADPLatAm on 24 outubro 2016 in Inovação e Tecnologia, Non classé

Compartilhe Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Facebook

Mas o que é Segurança da Informação? Segurança da Informação é um conceito que tem como pilares a Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade (CID). Confidencialidade significa garantir que a informação não será acessada por ninguém além das pessoas autorizadas; Integridade está relacionada com manter as informações originais, ou seja, sem quaisquer alterações acidentais ou indevidas; Disponibilidade consiste em deixá-las sempre disponíveis para uso, quando as pessoas autorizadas necessitarem.

Muitas vezes não percebemos, mas a Segurança da Informação está presente em todo o momento em nosso cotidiano, e a falta dela pode causar grandes problemas, como prejuízos financeiros, fraudes, divulgação de informações confidenciais na Internet etc.. Embora pareça um processo chato de lidar, é de extrema importância se proteger para não sofrer nenhum tipo de consequência negativa futuramente.

Mas, como se proteger?

Crie senhas fortes, misturando símbolos, números e letras

senha-seguranca

Foto: Jovem Pan

Quando alguém gosta muito de algo, geralmente deixa isso claro para todos ao seu redor, portanto não utilize senhas relacionadas ao gosto pessoal e também baseadas em sequências lógicas, datas especiais etc, que são fáceis de adivinhar.

Acesse sites seguros

https

Foto: Wombat Security

Verifique na barra de endereço a letra ‘s’ após a palavra http. O ‘s’ significa secure em inglês, que indica segurança.

Utilize navegação anônima  

anonimo

Foto: Sul

É um modo que abre uma nova janela na qual é possível navegar na Internet com privacidade sem que o navegador salve informações sobre os sites visitados. Pressione Ctrl+Shift+N para navegar anonimamente.

Não guarde senhas em lugares acessíveis

postits

Foto: Ze Cirilo

Cadernos, livros, post-it’s debaixo do teclado, não são boas opções. Hoje, há diversos aplicativos que nos ajudam a armazenar nossas senhas, como por exemplo, o KeePass, LastPass ou LogMeOnce.

Sempre bloqueie sua tela ao sair do computador

computador

Foto: Prod Digital

Um instante pode ser fatal. Mesmo que por alguns minutos, sempre proteja sua máquina, nunca a deixe desbloqueada.

Cuidado ao se conectar em WIFI público/gratuito

wifi

Foto: Mg Turismo

Geralmente, estabelecimentos oferecem WIFI gratuito. Entretanto, é possível que você se conecte a uma rede sem fio falsa, desprotegida ou mal configurada, que pode ser usada para roubar suas informações ou desviar o tráfego de seus dados e usa-los posteriormente.

Todas essas e outras características estão presentes em nosso cotidiano e sabemos que utilizá-las de modo consciente é importante em todas as áreas de nossa vida, principalmente no meio corporativo, no qual o nome da companhia está em jogo. Por isso, no mês de Outubro são feitas campanhas em todo o mundo, sobretudo na ADP para a conscientização dos colaboradores no uso de informações confidenciais.

Segurança da Informação

A ADP por meio de atividades como Workshops, comunicados e quizzes, busca sempre diversificar e adotar uma abordagem leve e divertida que remete às Políticas de Segurança da Informação e às Responsabilidades que a ADP atribui a seus colaboradores e parceiros. “Por meio de palestras e workshops baseados em temas como Segurança Corporativa, Segurança na utilização de Smartphones, Compras Online e boas práticas no uso de Redes Sociais, promovemos a conscientização sobre riscos e o aprendizado de novas tendências que são úteis aos colaboradores não apenas no contexto corporativo, mas também no pessoal e social. É um aprendizado para a vida!” diz Ricardo Tonetto, Gestor de Segurança da Informação na ADP para a América Latina.

Escrito por: Ricardo Tonetto

(Visited 175 times, 1 visits today)
Compartilhe Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Facebook

TAGS: Segurança da Informação

Publique uma resposta

Deixe uma resposta

Fill in your details below or click an icon to log in:

Twiggy says

There a few instereting points on time on this page but I don’t determine if these center to heart. You can find some validity but I most certainly will take hold opinion until I look into it further. Great article , thanks so we want more! Included with FeedBurner too