Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Qual é a importância da experiência do usuário para softwares de RH?

Publicado Por: ADPLatAm on 20 January 2017 in Inovação e Tecnologia, Novidades ADP

Compartilhe Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Facebook

Rotina de Processos

Emissão de documentos, simulação de bonificações de demandas específicas – férias, licenças, promoções -, remuneração, benefícios, históricos de avaliações. Pode não parecer, mas todas essas questões referentes à rotina de uma empresa podem ser acessadas pelos próprios colaboradores de maneira ágil, individual e personalizada, a partir da utilização de softwares especialmente desenvolvidos para otimizar o trabalho da área de Recursos Humanos.

Mas, por mais que essas aparentam ser questões simples e que por esse motivo, muitas empresas acreditam que não é preciso investimentos em tecnologias para saná-las, demandar os profissionais de RH para resolver essas operações rotineiras não é uma decisão estratégica.

O que quero dizer é que, com processos cada vez mais tecnológicos em nosso cotidiano, precisamos garantir a mesma eficiência nas empresas – nossos colaboradores esperam por isso! Entretanto, na contramão dessa tendência, algumas corporações ainda mantêm acesso restrito dos funcionários a grande parte de suas informações, exigindo o intermédio do RH para tirar dúvidas ou solicitar quaisquer demandas documentais.

A importância da experiência do usuário

Back-to-the-Future-Honest-Trailer

Segundo material divulgado pela Deloitte em 2016, a experiência do usuário está por trás da aceitação e da maior adoção de soluções de gestão por parte dos departamentos de RH – como por exemplo redes sociais corporativas, ferramentas em nuvem, aplicativos, entre outros.

A importância dessa prática por parte das empresas se justifica, segundo apontou em 2014 o Information Services Group (ISG), instituto de pesquisas em tecnologia, por elas estarem se tornando cada vez mais digitais e preocupadas em adotar melhores práticas, promover a integração de dados e aplicações no ambiente corporativo e otimizar o trabalho do time interno. Isso porque o maior acesso a informações facilita a rotina dos empregados e também beneficia os empregadores, em especial pelo tempo demandado para atender às solicitações específicas de cada subordinado que com as soluções para gestão de capital humano, podem ser resolvidas em tempo real.

A pesquisa “Demystifying the Secrets of Global Human Resources” da Constellation Research, ainda aponta que a maior autonomia dos colaboradores em seu dia a dia, como a possibilidade de coleta individual de informações, resulta em mais motivação e altos níveis de satisfação. Do lado das fornecedoras dessas tecnologias, o grande objetivo é assegurar a geração de valor a partir do seu uso.

O levantamento conclui que para o departamento de Recursos Humanos e seus profissionais, a experiência do usuário se tornou uma pauta indispensável. Isso porque essas equipes estão compreendendo a importância de introduzir agilidade e eficiência ao dia a dia das companhias, procurando se atualizar quanto às ofertas tecnológicas do mercado.

Escrito por Claudio Maggieri

(Visited 119 times, 1 visits today)
Compartilhe Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Facebook

TAGS: experiência do usuário

Publique uma resposta

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

Defina suas preferências de cookies