Connect@ADP

Partnering with a more human resource

A tecnologia substituirá os processos subjetivos? Conheça a Robô Matilda

Publicado Por: ADPLatAm on 2 January 2017 in Notícias & Eventos, Tendência em RH

Compartilhe Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Facebook

Uma matéria publicada pela Revista Você S/A nos mostra o avanço das iniciativas em processos subjetivos usando Inteligência Artificial. Projetos inovadores como este estão mais próximos do que imaginamos. A Robô chamada Matilda é capaz de entrevistar e selecionar candidatos para posições comerciais.

Matilda é um robô de 30 centímetros de altura desenvolvido pelo professor Rajiv Khosla, diretor do Centro de Pesquisa para Computadores, Comunicação e Inovação Social, da Universidade de Trobe, na Austrália. 

Uma recrutadora especializada em selecionar candidatos para posições comerciais, com 75 questões de avaliação na ponta da língua e que conduz entrevistas de 25 minutos. Essa é a Matilda.

89ff5730-ab92-11e6-ba7d-76378e4fef24

O objetivo é tornar as entrevistas mais eficientes, objetivas e livres dos preconceitos humanos. Além de ser programada para checar competências técnicas, ela consegue mapear as emoções dos entrevistados e ajudá-los a relaxar. Assim que entra na sala de Matilda, por exemplo, o entrevistado escuta o tipo de música favorito da recrutadora. Robô, sim. Mas com coração.

Esta invenção está ligada à Computação Cognitiva, conceito ligado a evolução tecnológica que trata da capacidade de computadores pensarem quase como seres humanos.

Antes, a tecnologia era capaz de efetuar cálculos e ser programada. Agora, ela será capaz de processar informações e de aprender com elas de forma muito semelhante ao nosso cérebro, sem precisar de programação.

De acordo com Jarbas Cruz, Diretor de T.I da ADP Brasil “A grande sacada da computação cognitiva é que ela nos ajuda a tomar decisões.” Além disso, como citado anteriormente, ela poderá selecionar candidatos para posições comerciais, auxiliando o RH em suas atividades.

Mas será que as empresas estão preparadas para esta nova realidade? Como o profissional de RH deve se adaptar às mudanças que vem alterando a dinâmica de gestão de pessoas no ambiente profissional? Essas e outras questões foram discutidas no Summit – The Future of Work, encontro promovido pela ADP Brasil no dia 9 de novembro de 2016, e transmitido ao vivo na página oficial da ADP no Facebook.  Assista as discussões aqui. 

(Visited 211 times, 1 visits today)
Compartilhe Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Facebook

TAGS: Tecnologia

Publique uma resposta

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

Liliam says

Yup, that'll do it. You have my apeptciarion.

Defina suas preferências de cookies