Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Tendências que irão impulsionar a força de trabalho em 2020

Publicado Por: ADP LATAM on 8 janeiro 2020 in Non classé, Tendência em RH

À medida que a força de trabalho continua evoluindo, as necessidades dos trabalhadores, das empresas e dos líderes de RH também mudam, independentemente da idade, setor ou localização geográfica.

Para entender melhor essas necessidades, a ADP levantou cinco tendências de gestão de capital humano que irão moldar o local de trabalho a partir de 2020. Entre elas, a personalização e a capacidade de fornecer soluções relevantes e acionáveis serão cada vez mais procuradas pelas empresas, que se esforçam, cada vez mais, para envolver sua força de trabalho e impulsionar estrategicamente seus negócios.

1. Uma abordagem baseada em equipe

O futuro do trabalho reside em uma estrutura de trabalho plana, que libera o potencial de equipes dinâmicas. O mercado de trabalho apertado continuará a alimentar a guerra por talentos, forçando os empregadores a reavaliar suas equipes e buscar soluções alternativas de contratação e retenção.

A tendência é que as empresas procurem cada vez mais atender às suas necessidades de talento, suplementando sua equipe com trabalhadores altamente especializados, ex-trabalhadores que retornam e aposentados que podem apoiar o trabalho ágil.

2. A personalização se tornará fundamental

Com o surgimento de novas soluções de fintechs, os trabalhadores estão mais exigentes sobre como e quando são pagos. Como resultado, a experiência de pagamento alcançará um novo nível de personalização, oferecendo uma maneira mais fácil para os trabalhadores serem pagos, da maneira que eles quiserem, a qualquer hora.

As vantagens inovadoras no local de trabalho, como ofertas de bem-estar financeiro personalizadas, orientadas pelo empregador, ajudarão os funcionários a gerenciar seus salários, economias e melhorar seu bem-estar financeiro.

3. A complexidade do compliance aumentará

O aumento da demanda regulatória em todo o mundo está aumentando o foco na necessidade de soluções ágeis. Para ajudar as empresas a navegar neste cenário, a equipe de RH precisará de uma capacidade de localizar ferramentas de compliance que tratem de políticas, regulamentos e leis em todos os níveis com facilidade.

À medida que organizações e equipes continuam a se tornar mais globais – com trabalhadores entrando em todo o mundo – as empresas estarão cada vez mais focadas em descobrir novas maneiras compatíveis de apoiar a mobilidade dos trabalhadores, sem criar encargos desnecessários.

4. Cientistas de dados e empresários com a mesma mentalidade

Hoje, as organizações desejam informações que possam ajudá-las a tomar decisões sobre seus funcionários. A guerra de talentos será travada e vencida com a capacidade de aplicar insights acionáveis derivados de dados confiáveis e com qualidade de decisão.

Empresas, pessoas e equipes se beneficiarão desses insights oportunos e orientados por dados que impulsionam as decisões. A previsão analítica estará em jogo para qualquer negócio de sucesso em 2020, fornecendo informações críticas da força de trabalho, como picos de horas extras, rotatividade excessiva, custos de mão-de-obra e patrimônio líquido.

Inteligência artificial, machine learning, computação na nuvem e conectividade 5G são exemplos de macro tendências que impulsionam a inovação nas empresas e se esforçam para otimizar experiências para trabalhadores e clientes.

5. A força de trabalho em evolução de hoje exigirá tecnologia adaptável

Assim como as equipes se tornarão mais ágeis, o mesmo acontecerá com as plataformas de tecnologia. As plataformas na nuvem ganharão cada vez mais espaço, pois eliminam as janelas de manutenção, fornecem uma abordagem de ecossistema aberto, aumentam o desempenho e exigem menos assistência técnica dos usuários para que possam personalizar as experiências dos trabalhadores e criar seus próprios fluxos de trabalho.

A tendência é de as empresas terem maior acesso às tecnologias que fornecem soluções personalizadas e estão constantemente em evolução para atender a organização. A capacidade de acessar uma base projetada para mudanças rápidas oferece suporte apenas para soluções flexíveis e adaptáveis, que respondem efetivamente às necessidades de mudança de uma empresa.

 

TAGS: 2020 inovação produtividade RH Tendencias

Publique uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *