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O futuro é digital – e já começou

Publicado Por: ADP LATAM on 11 junho 2018 in Non classé

Transformação digital nas empresas

Um tema tem sido recorrente no mundo inteiro: a transformação digital nas empresas.

Empresas de todos os setores e portes têm colocado – mesmo que timidamente – a digitalização em seus planos de negócios.

Até 2020, os gastos com iniciativas dessa natureza vão atingir US$ 22 bilhões, mais do que o dobro do valor de 2016, segundo dados da consultoria IDC.

Segundo o estudo, as iniciativas giram em torno de ações para criar vantagem competitiva por meio de novas ofertas, modelos de negócios e relacionamentos.

Não há outro caminho: a longevidade de qualquer negócio passa, invariavelmente, pela transformação digital.

Resultados da digitalização

Quem não se lembra do caso da Kodak que, em 2012, foi à falência depois de um prejuízo de US$ 179 milhões no segundo trimestre de 2011.

A empresa, até então líder do setor, foi desbancada pela inovação.

O mesmo aconteceu com a Blockbuster com a chegada da Netflix.

E esse cenário tende a se repetir, como mostra pesquisa da Cisco e da IMD, escola de negócios suíça: a revolução digital vai eliminar em torno de quatro dos dez principais players de cada setor de mercado nos próximos cinco anos.

De acordo com o levantamento, feito com 941 líderes empresariais de 12 indústrias em todo o mundo, as companhias que não se atentarem a isso podem perder mercado e, até, desaparecer.

Vantagens da digitalização

É preciso começar o processo de digitalização o quanto antes. E há inúmeras vantagens nisso.

Uma projeção da Cisco aponta que as empresas digitais têm 26% mais lucratividade do que os concorrentes, 9% mais receita com mesmos funcionários e recursos físicos e 12% mais valorização que os competidores.

Isso porque, o uso da tecnologia tende a otimizar recursos e força de trabalho, agilizar processos e, como consequência, diminuir os gastos.

O armazenamento de dados em cloud, por exemplo, permite escalabilidade e flexibilidade na transmissão de informações entre colaboradores e clientes.

Isso torna o negócio mais dinâmico e com custo menor do que manter um data center, dentro da instituição, ou máquinas espalhadas em um escritório.

Apenas pensando na gestão de pessoas, a digitalização ajuda a

  • Diminuir o turnover;
  • Capacitar a força de trabalho;
  • Melhorar a produtividade do funcionário;

De quebra, a empresa reduz custos.

Com a implementação de videoconferências e outras tecnologias de colaboração, é possível minimizar o número de deslocamento para reuniões, apresentações ou entrevistas, além de fornecer mobilidade a todos os profissionais, de maneira ágil e segura.

No fim, todos ganham: colaboradores e empresa.

 

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