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A transformação digital chegou ao setor de vendas

Publicado Por: ADP LATAM on 22 Março 2018 in Globalização, Tendência em RH

O modelo tradicional de vendas vem sendo cada vez mais impactado pela transformação digital e, com a mudança de postura do consumidor, os vendedores precisam se atualizar.

Por isso é necessário engajar os prospects com soluções tecnológicas por meio dos diversos canais de vendas disponíveis, trabalhando, com isso, a confiança dos consumidores.

Compradores são influenciadores fortes de opiniões

As tecnologias mudaram completamente o perfil do consumidor, que agora está conectado na maior parte do seu tempo e sempre em busca de novas informações durante o processo de compra, a fim de chegar no final e ter a certeza de que acertou na escolha.

Portanto, é preciso que as empresas corram o mais rápido possível para se atualizarem e se preparem para receber esse tipo novo de compradores, que agora são influenciadores de opiniões.

Como os vendedores devem agir?

Se os consumidores mudaram, os vendedores precisam mudar também. Para atender melhor os seus clientes e manter a fidelidade do público à marca, é necessário que os profissionais de venda criem valor para seu produto e, principalmente, entendam as dores do cliente.

Muitas vezes o cliente pode identificar uma demanda até então reprimida ao conversar com o vendedor, por isso o processo atual de compra precisa ser cada vez mais consultivo.

Este é um diferencial quando a companhia busca um parceiro, pois vendas consultivas demonstram muito mais do que apenas o ato de querer vender e sim a preocupação de quem é a pessoa, o que ela sente e o que deseja no momento.

Os profissionais de vendas precisam oferecer a melhor experiência para cada cliente, pois nesse novo processo, todos trocam opiniões e uma única experiência quando compartilhada pode levar à diversos compradores.

Transformação digital: novos canais de venda

As mídias sociais são os novos canais de vendas e possuem bastante força, uma vez que colaboram para que o relacionamento entre empresa e consumidor seja construído e fortalecido a partir da troca de experiências via comentários e likes.

Além disso, cada interação com o cliente deve ser clara e objetiva, pois atualmente e-mail longos e discursos complexos sobre um produto ou serviço não dão mais resultados, novamente, em função da transformação digital.

E essa nova forma de comunicação pode ser vista nas plataformas digitais, que já possuem a nova linguagem que valoriza o cliente e o deixa confortável para opiniar e buscar informações, interagindo diretamente e de maneira assertiva com as empresas.

Afinal, as mídias também servem para conhecer melhor quem é a pessoa que está por trás da tela, por exemplo, o Facebook Analytics, que oferece um diagnóstico completo sobre quem é o cliente, quais locais costuma ir, com que marcas costuma se relacionar e quais os principais comportamentos na internet, o que é um grande ponto positivo para as marcas elaborarem suas estratégias.

Há empresas que estão mais preparadas e já utilizam a tecnologia no processo de vendas para se aproximarem e conquistarem a confiança de seus clientes e a tendência é que cada vez mais as organizações apostem nesse novo modelo.

A ADP tendo conhecimento sobre essa nova realidade reuniu grandes gestores de vendas no início de março para discutir sobre o tema e esclarecer dúvidas e receios sobre a adoção de novas tecnologias para apoiar o processo de vendas. 

TAGS: cold call prospecção transformação digital Vendas

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